Abertura   Editorial   Colunistas   Contato  
 
     
 
 
   
  PSICANALISTA
POLÍTICO
  BOATOS E
FAKE NEWS
  RESENHAS
LITERÁRIAS
  FUTEBOL
DE VÁRZEA
  OPINIÃO DOS
PARCEIROS
  DIVULGAÇÃO
CIENTÍFICA
 
 
 

 

Blog Boatos e Fake News
por Bruna Lima


Bruna Lima é graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Leitora assídua. Boa ouvinte. Criativa.






A síndrome do “velho gagá”
Por: Bruna Lima em 27/11/2018

Assédio sexual de Silvio Santos durante o programa Teleton causa grande repercussão na internet.


Apresentador de televisão, Silvio Santos é conhecido nacionalmente. Suas brincadeiras, sua risada e até mesmo o clássico microfone pendurado no peito são suas marcas registradas. Contudo, parece que os 40 anos de televisão não estão fazendo bem ao apresentador. O episodio mais recente foi o assédio sexual à cantora Claudia Leitte durante o Teleton 2018.

Para refrescar a memória, irei descrever o que ocorreu no dia 10 de novembro de 2018 durante a maratona televisiva do Teleton. Primeiramente, esse programa visa a arrecadação de dinheiro em prol da AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência) e ocorre desde 1998. Já começamos mal: assédio em um programa que ajuda crianças. Pois bem, durante o programa, vários famosos comparecem para incentivar essa causa e, dentre eles, a cantora Claudia Leitte foi convidada. Ao entrar, Silvio Santos recusou-se a abraça-la devido a roupa da cantora deixá-lo “excitado”. Cláudia Leitte, tentando amenizar a situação, perguntou, totalmente constrangida, se era excitação no “sentido feliz da palavra, de alegria, de euforia”. O apresentador negou, falando que não era alegria e sim “excitação mesmo”. Cabe lembrar que a mulher de Silvio Santos estava presente na plateia. Ou seja, além de assediador, também não tem respeito com a própria esposa.

Já escrevi aqui no site uma matéria sobre assédio sexual nas faculdades e, assim como muitos casos no ambiente acadêmico não tem resultado, também não há com um dos maiores apresentadores da televisão brasileira. Na verdade, pelo fato de ele ser influente e respeitado vão encobri-lo, afinal, “é só um velho, só está brincando”. E é nessa onda de acobertar assediadores mais velhos que surgiu, nas redes sociais, a “síndrome do velho gagá”.

Principalmente no Twitter, abriu-se uma discussão maior não só sobre Silvio Santos, mas sobre os homens em geral: quando jovens, não são responsáveis pelo o que falam e fazem, são imaturos; a famosa síndrome do Peter Pan. E quando são velhos, estão caducos e por isso falam sem pensar; a síndrome do velho gagá.

De acordo com o site da revista IstoÉ, a AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência) quer promover um encontro de paz entre o Silvio Santos e Claudia Leitte. Encontro. De. Paz. Ou seja, provavelmente, fingir que nada aconteceu, afirmar que foi só uma brincadeira. Aonde assédio sexual é brincadeiraAs repressões online foram insuficientes para colocar o Silvio em seu devido lugar. Alguém precisa pará-lo. Alguém precisa parar os assédios. Parem de achar que somos bonecas sem voz a favor dos homens.











Post posterior
Médicos cubanos não tinham diploma?
 
Post anterior
Fã de Bolsonaro afirma que Fernanda Lima quer sabotar novo governo eleito por defender fim do patriarcado




 



Psicanalista Político
Boatos e Fake News
Resenhas Literárias
Futebol de Várzea
Opinião dos Parceiros
Divulgação Científica
 

Abertura
Editorial
Colunistas
Contato