Abertura   Editorial   Colunistas   Contato  
 
     
 
 
   
  PSICANALISTA
POLÍTICO
  BOATOS E
FAKE NEWS
  RESENHAS
LITERÁRIAS
  FUTEBOL
DE VÁRZEA
  OPINIÃO DOS
PARCEIROS
  DIVULGAÇÃO
CIENTÍFICA
 
 
 

 

Blog Futebol de Várzea
por Isabella Mello


Isabella Mello é carioca apaixonada por livros de romance, esportes e pelo Flamengo, é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.






A elitização cultural do futebol
Por: Isabella Mello em 11/12/2018

Que futebol faz parte da cultura de massa todos nós sabemos. O maior índice de audiência da televisão nos dias de quarta a noite e domingo de tarde, sem dúvida, são nos horários das competições de futebol, sejam brasileiras, latinas ou até mesmo mundial. A questão é que hoje, para ir a um estádio custa extremamente caro, e a maioria desse público que faz o futebol ser o que é não tem condições de ir assistir uma partida de seu time.

Os times, que tem o objetivo de arrecadar o máximo possível para pagar os salários de seus jogadores, muitas vezes, colocam o preço do ingresso nas alturas. O fato é que o futebol, que no passado atendia a várias camadas da população, hoje já não é mais o mesmo. Os ingressos pros jogos do Flamengo custavam, o que seria em média 5 reais, hoje custam 50. Se um pai quer levar sua esposa e seus dois filhos, terá que multiplicar esse preço por quatro, além da passagem ou da gasolina. Hoje, ir a um estádio com frequência é cultura de gente rica. O perfil do torcedor das competições, principalmente mundiais, mudou de diversas formas, principalmente a econômica.

Uma prova disso é que no passado os estádios, mesmo em jogos não tão “importantes”, estavam cheios. Atualmente, isso nem sempre acontece. O trabalhador prefere assistir de casa do que gastar suas economias do mês para ver jogadores que ganham rios de dinheiro, muitas vezes nem se esforçando para jogar, do jeito que Pelé, Garrincha e Zico faziam. Os jogadores mudaram, e juntamente com eles, o futebol.











Post posterior
Seu machismo bate na minha bola de ouro e volta
 
Post anterior
A dificuldade do futebol feminino – Maiara Souza na busca pelo sonho




 



Psicanalista Político
Boatos e Fake News
Resenhas Literárias
Futebol de Várzea
Opinião dos Parceiros
Divulgação Científica
 

Abertura
Editorial
Colunistas
Contato