Abertura   Editorial   Colunistas   Contato  
 
     
 
 
   
  ARTE E
CIÊNCIA
  LITERATURA
E POLÍTICA
  BASTIDORES
DO PODER
  REPORTAGENS
E ENTREVISTAS
  OPINIÃO DOS
PARCEIROS
  ENTRELINHAS
DE BRASÍLIA
 
 
 
   Ensaios       Romances       Crônicas       Biografia       Contos       Artigos Acadêmicos   

 

Clique e conheça o livro!


Jornalismo literário

Alternativa às estruturas amarradas da redação, o ‘Jornalismo Literário’ não é apenas um meio de exercitar a veia literária em textos jornalísticos. O conceito é muito mais amplo. Ao romper as correntes do lead, mas também potencializar os recursos do jornalismo, ultrapassar os limites dos acontecimentos cotidianos e proporcionar visões amplas da realidade, o gênero busca perenidade e profundidade aos relatos.

Em um texto delicioso, bem ao gosto do tema retratado, Felipe Pena destaca alguns subgêneros em que se pode exercer o jornalismo literário, como crítica literária, biografia, romance-reportagem, e discute o limite entre ficção e realidade. Para estudantes e jornalistas e também para os demais curiosos que queiram mergulhar na escrita literária de jornais, livros e revistas.

O livro apresenta os seguintes capítulos: Capítulo I - Introdução conclusiva; Além da redação-a estrela de sete pontas; Divisão de gêneros-a missão possível; Capítulo II - A literatura na história do jornalismo; O desenvolvimento do jornalismo e da literatura de folhetim; Alguns autores e obras; Capítulo III - A crítica literária; Os cadernos literários na imprensa; Alguns autores e obras; Capítulo IV - O novo jornalismo; A vertente gonzo; O novo jornalismo novo; Alguns autores e obras; Capítulo V - A biografia; Tempos e memórias; Celebridades e heróis; A biografia sem fim (fractais biográficos); Alguns autores e obras; Capítulo VI - O romance-reportagem; Outras classificações; Alguns autores e obras; Capítulo VII - A ficção jornalística; A tênue fronteira entre ficção e realidade; Alguns autores e obras; Capítulo VIII - Epílogo.



Título Jornalismo literário - Autor Felipe Pena - Editora Contexto, 2006
ISBN 857244324X, 9788572443241 - Num. págs. 142 páginas



 



Arte e Ciência
Literatura e Política
Bastidores do Poder
Reportagens e Entrevistas
Opinião dos Parceiros
Entrelinhas de Brasília
 

Abertura
Editorial
Colunistas
Contato