Abertura   Editorial   Colunistas   Contato  
 
     
 
 
   
  PSICANALISTA
POLÍTICO
  BOATOS E
FAKE NEWS
  RESENHAS
LITERÁRIAS
  FUTEBOL
DE VÁRZEA
  OPINIÃO DOS
PARCEIROS
  DIVULGAÇÃO
CIENTÍFICA
 
 
 

 

Blog Psicanalista Político
por Letícia Alves


Letícia Alves é aluna de Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Feminista negra, curiosa e apaixonada por escrever.






TSE vira meme no twitter por trabalho ineficaz
Por: Letícia Alves em 06/11/2018

Com uma onda de disseminação de notícias falsas nas redes sociais, financiada por empresários apoiadores de Jair Bolsonaro, e proibições ao Partido dos Trabalhadores de veicularem vídeos verídicos em que o candidato do PSL defende a Ditadura Militar e torturas, houve uma extensa cobrança de internautas para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se posicionasse, fiscalizasse e punisse os responsáveis. Essa falta de empenho do TSE rendeu inúmeros memes nas redes sociais pela insatisfação dos internautas com o trabalho preguiçoso que o órgão vem desempenhando.

O que não se esperava era que a ministra Rosa Weber, presidente do TSE, em uma coletiva de imprensa que ocorreu no dia 21/10, em Brasília, estivesse mais preocupada em defender e justificar o papel do poder público e a integridade das urnas eletrônicas e da imparcialidade da Justiça. A ministra afirmou que não houve falha alguma da Justiça eleitoral no que tange ao que se chama de Fake News, mesmo quando confrontada sobre a ineficácia do órgão ao combate das mentiras, como havia sido prometido antes das eleições.

O comitê consultivo montado pelo tribunal, intitulado Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições, se reuniu pela segunda vez com representantes de agências de checagem de informação (fact-checking), de redes sociais e de aplicativos on-line com a finalidade de conhecer a atuação dessas empresas na prevenção e no combate à disseminação de notícias falsas, nesta segunda (22/10), a menos de uma semana das eleições do segundo turno.









   
Post anterior
Cuidado com o prazo de troca




 



Psicanalista Político
Boatos e Fake News
Resenhas Literárias
Futebol de Várzea
Opinião dos Parceiros
Divulgação Científica
 

Abertura
Editorial
Colunistas
Contato